regulated
28-02-02
Capítulo 15
Monopólio
Ao estudo do mercado de concorrência perfeita segue-se o estudo do mercado de monopólio que se distingue fundamentalmente do primeiro no que respeita as condições de entrada no mercado e o número e dimensão dos produtores.
Vamos primeiro sistematizar as hipóteses fundamentais e a estrutura do mercado de monopólio, para nos debruçarmos de seguida sobre o equilíbrio de curto prazo e equilíbrio de longo prazo de um monopolista típico, também designado de monopolista simples.
Compararemos o equilíbrio de longo prazo em concorrência perfeita e em monopólio para realçarmos o impacte negativo deste sobre o bem-estar da sociedade e veremos em que tipo de mercado tende a haver maior incentivo à inovação.
De seguida, e em contraposição ao monopólio simples, apresentaremos outros tipos de monopólio: monopólio com várias fábricas, monopólio com discriminação de preços, monopólio natural e monopólio bilateral. Mostraremos como o monopolista pode aumentar o seu lucro se tiver mais de uma fábrica e souber distribuir criteriosamente a produção total por entre as fábricas. Similarmente, mostraremos como um monopolista pode ter vantagem em diferenciar os preços se conseguir identificar o perfil dos consumidores potenciais e não houver arbitragem. Analisaremos a problemática da fixação dos preços no caso do monopólio natural, discutindo as várias formas possíveis de regulação deste mercado.
Finalmente, apresentaremos o caso do monopólio bilateral, cuja solução não é única e faz uso de ensinamentos da teoria dos jogos, e que aplicaremos, no Capítulo 23, ao caso da fixação do salário no âmbito de negociações entre sindicatos e empresas organizadas em cartéis para recrutamento de trabalhadores.
15.1 Hipóteses fundamentais e estrutura de mercado.
As hipóteses fundamentais que caracterizam o comportamento dos produtores e consumidores no mercado de monopólio são as seguintes:
1. os produtores não