Regras E Instrucoes Da Plataforma Robotica
Versão 1.0
Coordenador Geral
Prof. Sergio Gonzaga, esp
Vice-Coordenadora Geral
Profª. Sandra Cad, esp
Princípios e Objetivos
Fomentar a formação de alunos capazes de lidar com a tecnologia de robôs móveis inteligentes; Estimular o estudo, a investigação e o aprendizado por meio de competições saudáveis de robótica.
Objetivo
A missão da se caracteriza por simular um ambiente de labirinto onde a saída precisa ser encontrada por um robô.
Regras e instruções
1. O desafio
Em um ambiente de entradas e saídas muito confuso para o ser humano, um robô desenvolvido pela equipe de estudantes recebe uma tarefa muito difícil: construir um robô completamente autônomo para encontrar a saída de um labirinto a partir de um determinado ponto. O robô terá que ser ágil para encontrar a saída, sob a penalidade de ficar eternamente no labirinto em companhia do Minotauro.
2. O Labirinto
O Labirinto não terá um formato divulgado. A estrutura aleatória do labirinto, exigirá dos robôs habilidades para tomar decisões, para conseguirem efetuar a navegação autônoma e sair dele. O labirinto terá uma entrada e uma saída. A saída estará sempre no extremo oposto à entrada. A estrutura do labirinto, pisos e paredes, serão confeccionadas com placas de madeira MDF com 20 mm de espessura e 200 mm de altura.
3. Comunicação com o robô
Nenhuma comunicação (via rádio ou não) é permitida. Robôs que tenham aparatos de comunicação via rádio on-board, independentemente de sua utilização ou não durante a competição, serão imediatamente desqualificados.
4. Construção do Robô
Qualquer kit robótico disponível comercialmente (kit educacional) ou robô montado construído com hardware próprio podem ser utilizados, desde que o robô atenda às especificações a seguir e que o design e construção sejam primariamente e substancialmente fruto do trabalho dos estudantes. Qualquer robô ou componente eletrônico completo, comercialmente disponível, que se enquadre na