Regras relativas à observação dos fatos sociais
. ¨ A primeira regra e a mais fundamental é considerar os fatos sociais como coisas. ¨ (p. 15)
. O homem não consegue viver sem formular ideias. Esse mecanismo espontâneo pode muitas vezes comprometer a qualidade do conhecimento científico que o homem se dispoe a produzir, uma vez que não é facil reconhecer e limitar essa atividade. Durkheim portanto enfatiza quanto é necessário tratar dos fatos sociais como coisas.
. Para Comte e Spencer, dois expoente da sociológia, os fatos sociais são fatos da natureza e a sociológia enquanto a ciência que trata dos fatos sociais deve faze-lo da mesma forma que as ciências naturais tratam os fatos da natureza. Esse raciocinio entretando, levou a sociológia a tratar de conceitos e não de coisas como deveria.
. Para Durkheim, a sociológia existe para estudar a evolução social. Mas todas as ideologias a que estamos mergulhados muitas vezes nos leva a ter uma visão histórica da sociedade onde homens simplesmente se sucedem ingnorando, pois a complexidade da evolução social.
. Há de se considerar que no caso dasociologia essa libertação é especialmente mais difícil porque muitas vezes o sociólogoestará estudando um objeto pelo qual ele já carrega um sentimento afetivo.
. A primeira tarefa do sociólogo deve ser definir as coisas de que trata isso é importante para que se saiba o que ele está estudando e para que ele mesmo saiba. Todavia, essa definição também exige cautela porque ela deve ser feita deforma objetiva.
. Não se pode negar, porém, que a sensação é facilmente subjetiva. Para evitar ocomprometimento do estudo, os caracteres exteriores em função dos quais se define oobjeto de suas pesquisas, devem ser considerados ao máximo possível.