Regras do Voleibol
1. ÁREA DE JOGO A área de jogo compreende a quadra de jogo e a zona livre. Deve ser retangular e simétrica.
1.1 DIMENSÕES A quadra de jogo é um retângulo medindo 18m x 9m, cercada por uma zona livre de no mínimo 3m de largura em todos os lados. O espaço livre de jogo é o espaço sobre a área de jogo a qual é livre de qualquer obstáculo. O espaço livre de jogo deve medir um mínimo de 7m desde a superfície de jogo.
1.2 SUPERFÍCIE DE JOGO A superfície dev xe ser plana, horizontal e uniforme. Não deve apresentar nenhum perigo de lesão aos jogadores. É proibido jogar sobre uma superfície rugosa ou escorregadia.
1.3 LINHAS DA QUADRA
1.3.1 Todas as linhas têm uma largura de 5cm. Devem ser de uma cor clara a qual é diferente da cor do piso da quadra e de outras linhas quaisquer.
1.3.2 Linhas de delimitação Duas linhas laterais e duas linhas de fundo delimitam a quadra. As linhas de fundo e as laterais estão inseridas na dimensão da quadra.
1.3.3 Linha central O eixo da linha central divide a quadra de jogo em duas quadras iguais medindo 9m x 9m, cada uma; de qualquer maneira a largura completa da linha pertence igualmente a ambas as quadras Esta linha estende-se sob a rede, de uma linha lateral até a outra.
1.3.4 Linha de ataque Em cada quadra ha uma linha de ataque, cuja extremidade posterior é desenhada a 3m de distância do eixo da linha central, marca a zona de frente. Para as Competições Mundiais e Oficiais FIVB, a linha de ataque é estendida além das linhas laterais pela adição de pequenas linhas pontilhadas de 15cm, com 5cm de largura, traçadas com 20cm entre elas, num comprimento total de 1,75m. A “linha de restrição do técnico” (uma linha pontilhada que se estende desde a linha de ataque até a linha de fundo da quadra, paralela à linha lateral e a 1,75m dela) é composta de pequenas linhas de 15cm, desenhadas a cada 20cm, para marcar o limite da área de operação do técnico.
1.4 ZONAS E ÁREAS