Regras de negocios no banco de dados Oracle 11g
Leandro Miozzo Bonato¹
¹ Acadêmico da 8ª Fase do curso de Sistemas de Informação da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) – 89500-000 – Caçador – SC – Brasil – leandro-bonato@hotmail.com.br Resumo: Com o grande número de regras de negócio que são executados no dia-a-dia em um sistema corporativo existem estudos e formas para centralizar estas regras no servidor utilizando desenvolvimento em multicamadas, ou então no servidor de dados, porém sempre evitando utilizar na camada do cliente. A metodologia utilizada para descrever e obter resultados que sejam validos para a análise cientifica, onde na visão V$SQL que mostra detalhado todos os dados de performance que o banco de dados teve que utilizar para executar uma tarefa. Estes dados são também muito precisos, pois são visualizados em microssegundos para o tempo e bytes para a quantidade de memória e outros. Com estas informações obtemos os resultados que aparentemente a camada das regras de negócio na camada do cliente é mais rápida, porém os dados são apenas do uso do banco de dados, onde uma das regras é quase 10 segundos mais lento do que a execução das regras de negócio do banco de dados. E a utilização baixa destes recursos do banco de dados é desvantagem, pois o banco de dados possui um poder de processamento muito superior à estação do cliente, ocorrendo do banco de dados ficar em stand-by e o cliente fazer todo o trabalho.
Palavras-Chave: cliente-servidor, desenvolvimento utilizando o banco de dados, regras de negócio no Oracle 11g, centralizando as regras de negócio.
Abstract
With the large number of business rules that run the day-to-day in an enterprise system, there are studies and ways to centralize these rules in development server using multilayer, or the database server, but always avoiding the use of Layer client.
The methodology used to describe and achieve results that are valid for scientific analysis, where the V $ SQL view that