Regras de Etiquetas
R E G R A S B Á S I C A S
A primeira regra de um bom causeur é saber ouvir.
Numa mesa redonda, não conte histórias longas, dê chances ao outro de expor suas idéias.
Se você não domina o assunto que está sendo debatido, ouça com atenção e faça perguntas. È uma boa maneira para ampliar seus conhecimentos.
Seja sempre atento, curioso, interessado.
Evite falar de negócios em festas, se possível marque um novo encontro para este fim.
Ao longo do tempo, a civilização e a cultura foram impondo para a sociedade, determinados padrões de comportamento, que são considerados os adequados e corretos. Claro que em casa não seguimos a risca, temos atitudes mais descontraídas e informais, mas temos que saber nos portar educadamente em outros lugares, e também com as pessoas. Mas etiqueta não é só “saber usar talheres”, é uma soma de boas maneiras, atitudes, palavras, costumes, modo de falar, andar, se vestir etc.
Mas antes de aprender as regras de etiqueta social, é preciso saber respeitar todos, e entender que o seu espaço termina quando o do outro começa.
Veja em nosso site etiqueta à mesa, como se portar em festa de casamento, festa de aniversário, eventos empresariais, etc., como fazer convites e com quanto tempo de antecedência enviá-los, etiqueta e postura no local de trabalho, e dicas de como reagir em situações que ocorrem no nosso dia-a-dia.
O bom comportamento é algo difícil de ser ensinado. E talvez por isso seja sempre raro de ser encontrado. Além de que educação enferruja por falta de uso.
As boas maneiras são uma noção geral da lida e da boa convivência com os outros, que vai bem além do uso correto dos talheres e de dizer obrigado ao receber uma gentileza.
Boas maneiras poderiam ser resumidas em uma única palavra: Elegância.
É o correto proceder que se adota