Regras de etiqueta de um chefe - rh
Da festa de Natal do escritório à amizade com empregados nas redes sociais, novas e velhas normas que alguém em posição de chefia precisa seguir à risca
Entre as preocupações com a folha de pagamento e os fornecedores, quem ocupa posto de chefia sempre se vê às voltas com o desejo de ser querido por seus funcionários e clientes.
Mas, muitas vezes, esse desejo de ser popular pode trazer problemas e mesmo virar uma ação judicial. A lista abaixo é uma coleção de novas e antigas regras sociais que um chefe precisa decorar e seguir à risca. As dicas, publicadas pelo site da revista Inc, são de Jacqueline Whitmore, presidente do Etiquetteexpert.com, e de Susan Sommers, da consultoria Dresszing. Confira e faça um esforço para segui-las à risca.
1. Evite ficar sempre atrás da mesa
Para conversas diárias sobre orçamentos, reuniões ou relatórios é ok ficar sentado atrás de sua mesa. Mas para qualquer coisa que não faça parte da rotina – encontrar um cliente, uma reunião, uma entrevista, um comentário – fique de pé. Se você recebe uma pessoa e aperta sua mão enquanto está atrás da mesa, você estabelece um jogo de poder. Você parecerá estar no comando, mas também passará uma imagem de dominador e impenetrável, o que vai prejudicar qualquer tentativa de uma conversa honesta ou franca. Alguns executivos mantêm uma mesa separada em seu escritório para ocasiões como essas.
2. Não economize no bate-papo
Exagerar na conversa jogada fora pode ficar forçado – quem realmente se importa tanto com as condições climáticas? –, mas essas informações básicas ajudam seus funcionários a se conectarem com você, diz Whitmore. A conversa é extremamente importante para conhecer melhor a equipe.
3. Não use gírias de mensagens de texto em e-mails
Sua esposa, marido ou filhos podem entender o que "kd" (sigla para “cadê?”) significa quando você envia uma mensagem de texto por celular, mas em um email para um cliente essa