regras da lingua portuguesa
1) ARTIGO INDEFINIDO:
O artigo indefinido indica uma pessoa ou coisa de modo indeterminado. Ele não significa a mesma coisa do numeral 1. Os artigos indefinidos são: UM, UMA, UNS, UMA.
Não se deve utilizar o numeral “1” em lugar do artigo indefinido “um”. Por exemplo:
“Um país democrático é aquele em que o povo tem mais liberdade”. Este UM é artigo indefinido. Você não está se referindo há apenas 01 país. Você está se referindo a um país qualquer, portanto, indefinido.
2) O USO DA VÍRGULA:
Uma vírgula mal empregada muda o sentido do que você quer dizer. Por exemplo:
Isso só, ele resolve ≠ Isso, só ele resolve.
Não, espere ≠ Não espere.
Aceito, obrigado ≠ Aceito obrigado.
Esse, juiz, é corrupto ≠ Esse juiz é corrupto.
Algumas regras básicas:
a) Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar, por exemplo:
João, Maria, Ricardo e Augusto foram almoçar.
Note que os nomes das pessoas poderiam ser reparados em uma lista. Foram almoçar: João, Maria, Ricardo, Pedro, Augusto, etc.
Outro exemplo: A sua fronte, a sua boca, o seu riso, as suas lágrimas, enchem-lhe a voz de formas e de cores… (Teixeira de Pascoaes)
b) Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. São explicações que interrompem a frase principal. Por exemplo:
“Mário, o moço que trás o pão, não veio hoje”. A frase intercalada está interrompendo a frase original que é: “Mário não veio hoje”. Note que a frase do meio dá uma explicação de quem é Mário. Este tipo de frase é chamada de APOSTO.
Eu e você, que somos amigas, não devemos brigar. A frase intercalada qualifica o que somos. A frase principal é: Eu e você não devemos brigar.
“A democracia brasileira, mesmo muito nova, assegura uma série de direitos sociais”. Veja que a frase intercalada qualifica a democracia brasileira. Poderíamos dizer apenas: “A democracia brasileira assegura uma série de direitos sociais”.
c) Use a vírgula para separar