Regras da ABNT, sobre desenho técnico.
Esta norma fixa os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos.
Cotagem e a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, simbolos, nota e valor numerico numa unidade de medida.Toda cotagem necessaria para descrever uma peca ou componente, clara e completamente, deve ser representada diretamente no desenho. A cotagem deve ser localizada na vista ou corte que represente mais claramente o elemento. Desenhos de detalhes devem usar a mesma unidade (por exemplo, milimetro) para todas as cotas sem o emprego da unidade. Se for necessario, para evitar mal entendimento, o simbolo da unidade predominante para um determinado desenho deve ser incluido na legenda. Quando outras unidades forem empregadas como parte na especificacao do desenho, o simbolo da unidade apropriada deve ser indicado com o valor. Cotar somente o necessario para descrever o objeto ou produto acabado. Nenhum elemento do objeto ou produto acabado deve ser definido por mais de uma cota. Os elementos de cotagem são: a linha auxiliar, a linha de cota, limite da cota e cota.
As linhas auxiliares e de cotas são desenhadas como linhas estreitas continuas. A linha auxiliar deve ser prolongada ligeiramente alem da respectiva linha de cota. Um pequeno espaçoo deve ser deixado entre a linha de contorno e linha auxiliar. As linhas auxiliares e de cota, sempre que possível, nao devem cruzar com outras linhas.
A linha de cota nao deve ser interrompida, mesmo que o elemento o seja. O cruzamento das linhas de cota e auxiliares devem ser evitados, porem, se isso ocorrer, as linhas nao devem ser interrompidas no ponto de cruzamento.
A linha de centro e a linha de contorno, nao devem ser usadas como linha de cota, porem, podem ser usadas como linha auxiliar. A linha de centro, quando usada como linha auxiliar, deve continuar como linha de centro ate a linha de contorno do objeto.