regras ABNT
“[...]de acordo com as pesquisas e estudos analisados estabelecemos, a partir de interpretação epistemológico-histórica, três fases: de 1961 até 1969, de reconhecimento do alvorecer de um novo campo científico, a Ciência da Informação, e discussões iniciais, principalmente sobre sua origem e denominação, conceitos e definições e natureza interdisciplinar” (p. 17)
“[...] a segunda fase, de 1970 a 1989, de busca de princípios, metodologia e teorias próprias, delimitando seu terreno epistemológico, além de transformações decorrentes das novas tecnologias” (p. 17)
“[...] e o último período, de 1990 em diante, na pesquisa da tese até 1995 e neste trabalho chegando aos dias de hoje, de consolidação de sua denominação e de alguns princípios, métodos e teorias, e de debate sobre a sua natureza e relações interdisciplinares com outras áreas.” (p. 17)
1.1 FASE CONCEITUAL E DE RECONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR: 1961/62 - 1969
“As discussões da década de 60 enfatizam a natureza interdisciplinar da área, as denominações iniciais, principalmente a confusão terminológica com a Informática, nos mais diferentes países, suas origens e a interface principalmente com a Documentação, Informática e Biblioteconomia, numa proliferação e multiplicidade de conceitos e definições.” (p. 17)
“Verificamos não somente a adoção do termo informação, mas também a preocupação com aspectos científicos da nova área, o que transparece nos métodos e na introdução da palavra ciência na denominação da área, como busca de cientificidade.” (p. 18)
“Em 1966 é publicado o primeiro volume do ARIST, onde foi incluído o artigo de Robert Taylor (1966), cuja definição de Ciência da Informação serve de base para a de Borko (1968), no seu famoso artigo “O que é Ciência da Informação?”.” (p. 18)
“Para Borko (1968, p.3) esse novo campo “é uma ciência interdisciplinar derivada e relacionada com a Matemática, a Lógica, a Lingüística,