Regiões vinícolas da França - Borgonha
1 Introdução 2
2 História 3
3 Localização 4
4 Clima 5
5 Vinhos 6
6 Queijos 7
7 Gastronomia 8
8 Webgrafia 9
1 Introdução Neste trabalho será abordada a região de Bourgogne (Borgonha), e sua história, localização, clima, vinhos, queijos e gastronomia.
2 História Bourgogne, em português, Borgonha, é o reino fundado por volta do século VI. pelos Burgúndios, um povo antigo de origem escandinava, que se instalaram às margens do lago Léman. No ano de 843 o tratado de Verdun dicidiu a Borgonha em dois territórios: A Borgonha Franca e a Borgonha Imperial. Da Borgonha Imperial nasceram 2 reinos: Borgonha-Provença (ou Reino de Arles) e o Reino da Borgonha, que depois foram unificados e se tornaram o reino da Borgonha e de Arles. Depois disso, nos séculos que se seguiram, existiram várias entidades geopolíticas de fronteiras inconstantes que foram conhecidas pelo nome de Borgonha. A atual borgonha é composta de 5 reagiões: Chablis, Côte D'or, Côte Chalonnaise, Mâconnais e Beaujolais.
3 Localização A Borgonha localiza-se na região centro-leste da França, ao sul de Champagne.
4 O clima O clima na região é continental, com invernos mais frios e verões mais frescos, outonos secos e geadas na primavera. As chuvas são mais comuns em maio, junho e outubro, às vezes comprometendo a colheita. Geadas nas primavera frequentemente causam danos aos vinhedos, e em alguns anos não há sol suficiente para o amadurecimento das uvas. Nesse tipo de clima só se adaptam as variedades de uva de amadurecimento precoce, como a Pinot Noir.
5 Os vinhos A Borgonha