Regiões Hidrográfica do Brasil
De
Geografia
Regiões Hidrográficas do Brasil
As regiões hidrográficas do Brasil é a área de terra e de mar composta por uma ou mais bacias hidrográficas contíguas e pelas águas subterrâneas e costeiras que lhes estão associadas. A região hidrográfica é assim uma divisão administrativa, constituindo-se como a unidade principal de planeamento e gestão das águas, tendo por base a bacia hidrográfica. Até 2003, dividia-se o território brasileiro em sete regiões hidrográficas, mas com a Resolução nº 32, de 15 de outubro daquele ano, o Brasil passou a ser dividido em doze regiões. São elas:
Amazônica - Possui uma área de 3.800.000 km² (44.63% de todo território nacional), sendo a maior de todas, e abrange sete estados brasileiros. Em seu território estão contidas as bacias hidrográficas dos rios Amazonas, Negro, Solimões e Purus.
Tocantins-Araguaia - Possui uma área de 967.059 km² (11.36% de todo território nacional) e abrange seis estados brasileiros. Principais rios Tocantins, Araguaia, Vermelho, Itacaiunas e Crixá-Açú.
Atlântico Nordeste Ocidental - Possui uma área de 254.100 km², que engloba grande parte do estado do Maranhão e uma pequena região no leste do estado do Pará, abrangendo 223 municípios. Em seu território estão contidas as bacias hidrográficas dos rios Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Mearim, Itapecuru, Kabrelindzom, Munim e a o litoral do Maranhão, apresentando uma vazão média conjunta de 2.514 m³/s. A região é caracterizada por ser uma transição entre os biomas da Amazônia e do Cerrado, apresentando também formações litorâneas.
Parnaíba - Possui uma área de 344.112 km² (4.04% de todo território nacional) e abrange três estados brasileiros. Principais rios Parnaíba, Balsas, Gurgueia e Uruçuí-Preto.
Atlântico Nordeste Oriental - A região tem uma área de 286.802 km², 1 abrangendo em seu território cinco estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, ou seja, em torno de um quinta da região