Regiões do trBlho infantil
314 palavras
2 páginas
Regiões do trabalho infantil Cerca de 5,5 milhões de crianças fazem algum tipo de trabalho no Brasil. Sendo que a Bahia é o estado com maior numero de crianças trabalhando. São 617.009 crianças, muitas delas sem o mínimo de higiene e segurança que uma criança precisa.
De acordo com pesquisas realizadas em 2012, 10.117 crianças de 10 a 14 anos estavam trabalhando na Região Metropolitana de Fortaleza o que representa 3,23% de crianças dessa idade.
O Ceará é outro estado que comporta grandes números de crianças trabalhando são 173.433 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. O que coloca o estado em 17º lugar no ranking, isso que esse numero diminuiu; em anos anteriores chegou ate 206.781 crianças e adolescentes na condição de trabalho infantil.
Estudo da OIT prevê que ao final de 2015, as regiões centro-oeste, norte e sudeste terão as menores taxas de trabalho infantil. Mas o nordeste continuará com maior índice. E de acordo com alguns pesquisadores, isso se deve ao grande numero de habitantes, o que torna, um grande candidato a campeão de vários indicadores relacionados ao número de habitantes. Mas em minha opinião, o que vale não é o numero de habitantes e sim, a sua educação, cultura e senso moral.
O que realmente preocupa é a quantidade de criança que trabalha no nordeste (quase 13%) é bem superior ao sul (9,85%) e o sudeste (4,96%). Nessa região elas normalmente trabalham no setor agrícola, mas na maioria das vezes não recebem nenhum direito, e até mesmo trabalham como escravos. Quase sempre meninas negras, sem pai (normalmente a maior fonte de renda da família) e com pouco estudo.
Lembrando que a partir de 14 anos já se pode trabalhar COMO APRENDIZ somente pois este programa mantém a criança na escola além de colaborar com tempo de estudar.