Regiões brasileiras
A região Nordeste é formada por nove estados Maranhão, Piaui, Ceara, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, que juntos ocupam uma área de aprox. 1.554.257Km², na qual vivem mais de 52 milhões de habitantes.
Características econômicas
O Nordeste tem apresentado um crescimento de sua economia, o que significa não somente a expansão das atividades produtivas como também mudanças relevantes na sua estrutura econômica. Na agropecuária, consolidou-se a agricultura moderna.
Na indústria regional os principais setores são de transformação, a indústria petroquímica, e de produção de papel e celulose, de produção de veículos, intaladas mais recentemente, de material elétrico e comunicações e de modernos empreendimentos industriais voltados para a a produção têxtil.
Quanto ao setor terciário, observa-se na região o sedesenvolvimento de importante atividades de serviço, como serviços financeiros, de saúde, de educação, atividades de varejo moderno, logística, assessoria e planejamento, consultorias tecnológicas, além de atividades ligadas ao turismo, extremamente importantes para a economia regional.
Regionalização do Nordeste
É formada pelo estado do Maranhão e uma faixa ao longo do Valo de Parnaíba, no Piaui. Ocupa uma área aprox. de 226.830km² distribuída por 190 municípios dos dois estados.
Trata-se de uma zona de transição, em que o quadro natural se modifica gradativamente, e a Caatinga e o Cerrado são substituídos pela Floresta Amazônica no nordeste do Maranhão. Estendendo-se pelos terrenos sedimentares dos planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba, apresentando elevados índices pluviométricos na porção oeste.
A vegetação característica desta sub-região é uma mata de transição. Um importante recurso extrativo para a população que também se dedica ao cultivo do algodão, cana-de-açúcar e arroz, cuja produção é voltada para os estados nordestinos.
A principal cidade do Meio Norte é São Luís, com destaque para o