Região ventroglútea
O músculo ventroglúteo envolve o glúteo médio, cuja localização é profunda e longe dos principais nervos e vasos sanguíneos, e se constitui em um local seguro para todos os pacientes, uma vez que é um músculo grande, muito desenvolvido em crianças pequenas, incluindo as que não andam, e em adultos (Nicoll e Hesby, 2002).
Algumas pesquisas mostraram que lesões como fibrose, lesão do nervo, abscessos, necrose tecidual, contração muscular, gangrena e dor foram associados a todos os locais comuns para injeções IM, exceto à região ventroglútea. Na verdade, o único caso publicado de complicação na região ventroglútea relatou uma reação local do medicamento, o que não é complicação associada ao local propriamente dito (Nicoll e Hesby, 2002).
O enfermeiro deve localizar o músculo ventroglúteo colocando a palma da mão sobre o grande trocanter do quadril do paciente com o pulso perpendicular ao fêmur. A mão direita é utilizada para o quadril esquerdo, e a mão esquerda é utilizada no quadril direito. O enfermeiro aponta o polegar na direção da virilha do paciente e os dedos em direção à espinha ilíaca súpero-anterior, e estende o dedo médio para trás, ao longo da crista ilíaca, em direção às nádegas. O dedo indicador, o dedo médioe a crista ilíaca formam um triângulo. O paciente deve ficar em decúbito lateral ou ventral. A flexão do joelho e do quadril ajuda o paciente a relaxar este músculo.
CARACTERÍSTICA DO LOCAL PARA INJEÇÃO INTRAMUSCULAR E A INDICAÇÃO PARA USO
* Um local profundo, situado fora dos principais nervos e vasos sanguíneos * Menor chance de contaminação em pacientes incontinentes ou em lactentes * Facilmente identificável por qualquer proeminência óssea * Local preferido para medicamentos (por exemplo, antibióticos) que são administrados em volumes maiores, mais viscosos e irritantes em adultos, crianças e lactentes.
ALERTA DE SEGURANÇA
As pesquisas que investigaram as complicações associadas