Região sul
A Região Sul é formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul . É a menor região do Brasil em extensão territorial.
Clima:
Nela predomina o clima temperado, responsável pelas temperaturas mais baixas registradas no Brasil durante o inverno. As temperaturas negativas tornam possíveis ocorrências de geada e neve.
Esse tipo de clima despertou a atenção dos imigrantes europeus, que contribuíram para o desenvolvimento da região no século XX.
Folclore:
Um dos principais personagens do folclore brasileiro é o saci. Surgiu entre tribos indígenas que ficavam na região sul do Brasil, por volta do século XVIII. Ele utiliza uma carapuça vermelha e tem apenas uma perna. Além disso, fuma cachimbo e segundo a lenda, para capturá-lo, é necessário pegar a carapuça para escondê-la.
O curupira é outro personagem do folclore do sul. Ele é representado por um menino com cabelos esvoaçantes que possui os pés para trás.
Danças típicas
As danças folclóricas e típicas da região sul são realizadas em grupo ou individualmente. No Paraná e em Santa Catarina, temos a Balainha, que é praticada com pares de dançarinos que utilizam um arco com flores. Outra dança bastante conhecida na região é o fandango, que possui muitos passos variados e que é acompanhada por instrumentos como a gaita e o violão.
Comidas Típicas: Churrasco Arroz Carreteiro Quibebe Chimarrão
Churrasco é um dos cardápios preferidos das pessoas do Rio Grande do Sul, seja no espeto ou na grelha.
Comidas simples, como o arroz carreteiro, quibebe (Pirão de abóbora) e um bom chimarrão são muito apreciados nesta região.
Chimarrão: é consumido pelas pessoas diariamente em diversos lugares. É o chá da ervas mate quente que é colocado na cuia. Ela é dividida entre amigos e familiares.
Pontos Turísticos:
A região Sul possui vários tipos de turismo entre eles o turismo ecológico, turismo