Região sul do Brasil
Introdução
A industrialização é um meio que nos leva a crescer a cada dia, principalmente quando se trata da Indústria e suas Tecnologias.
Ela nos leva a ter a segurança de ação quando estamos em tal propósito. É um ramo comercialmente produtivo, onde nos leva a ter o privilegio de pesquisa que é fundamental na vida diária.
A utilização dos fatores de produção numa empresa ou indústria, um dos pontos importantes é a tecnologia, ao considerar-se a mudança tecnológica que ela enfrenta, ou ganha, porque tudo cresce, desenvolve-se e necessita.
Caracterizações atuais da indústria no Brasil
Após a Segunda Guerra mundial, a indústria assumiu enorme importância no processo de crescimento econômico do Brasil. O plano de metas, elaborado por Juscelino Kubitschek, deu grande impulso à industrialização na década de 1950. Nesta época, ocorreu à consolidação da indústria de base, criaram-se também estímulos fiscais para atrair o capital privado, nacional e estrangeiro.
Por volta de 1955, a indústria já ultrapassava a agricultura em participação na produção de riquezas. Em 1990, a globalização da economia e o consequente crescimento do comercio mundial impuseram novos modelos de participação do mercado.
Com a internacionalização da economia, as empresas transacionais cresceram. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no Brasil quase metade das vendas da indústria é operada por empresas transnacionais que empregam um em cada vinte trabalhadores brasileiros.
Reestruturações produtivas da indústria brasileira
Influenciada pelas indústrias internacionais, as indústrias brasileiras modificaram seus modos de produtividade, resultando na terceirização de algumas atividades que agora são realizadas por empresas especializadas em uma única atividade.
O lado ruim dessa reestruturação é a substituição da mão-de-obra humana por maquinas sofisticadas, que foram importadas depois da abertura comercial no fim do século