região sul do Brasil
O Paraná possui uma economia variada e por isso é uma das melhores do Brasil. Ela está baseada principalmente na agricultura, pecuária, mineração e indústria. O solo paranaense é fértil, favorecendo a atividade agrícola. O estado produz uma grande variedade de culturas, se destaca como importante produtor de trigo, milho, mandioca, algodão, café e etc.
Na pecuária, a criação de bovinos se destaca, contendo um numeroso rebanho, além de ser um grande produtor de suínos. Destaca-se também na produção leiteira, de ovos, bicho-da-seda, entre outros.
A mineração no Paraná abriga grandes reservas minerais e participa de 12% da produção do refino de petróleo no Brasil. Possui uma considerável produção de carvão, cimento, argila, granito, areia, mármore, calcário e vários outros. O estado se destaca também na indústria automobilística e eletrodomésticos, têxtil e etc.
O turismo no Paraná é baseado principalmente em seus Parques Nacionais. Os principais são o Parque Nacional do Superagui e o Parque Nacional do Iguaçu. O Parque Nacional do Iguaçu é Patrimônio Nacional da Humanidade, ele abriga as Cataratas do Iguaçu, eleita uma das Sete Maravilhas da Natureza, e atraem milhares de visitantes todos os anos. Outro atrativo turístico de Foz do Iguaçu é a hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo. Para quem deseja ir até as praias do estado, as mais requisitadas são as de Guaratuba, Praia do Leste e Pontal do Paraná. Os interessados em arquitetura e cultura histórica podem ir até a primeira cidade fundada no estado, Paranaguá. Esta foi fundada em 1648, guarda em suas igrejas o estilo barroco. Outro ponto turístico é a estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, que corta a Serra do Mar através de túneis e viadutos, passando por lugares de uma beleza admirável. Outro trajeto turístico da Serra do mar é a estrada da Graciosa, que passa por um sinuoso e encantador caminho, chegando a Morretes, cidade histórica e famosa por seus alambiques, que produzem cachaça de