REGIÃO NORDESTE_Resumo

927 palavras 4 páginas
Região Nordeste
Características gerais da Região Nordeste
O Nordeste é o local que percebemos com mais destaque os traços da colonização do Brasil. Essa região foi colonizada com base na economia canavieira: a cana-de-açúcar era cultivada em grandes propriedades monocultoras, com a utilização do trabalho escravo. Além da cana outros produtos como o algodão foram cultivados mas tiveram menor importância. A ocupação colonial, voltada somente para o enriquecimento de Portugal, deixou no Nordeste características marcantes, como a pouca vegetação original (Floresta da Mata Atlântica) e a grande presença da etnia negra na população. No quesito desenvolvimento, no séc. XX, o Nordeste passou a ser considerado “região problema”, área decadente que necessitava de ajuda do governo para se desenvolver.
População: 53.078.137 (Censo IBGE 2010)
Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Vegetação da Região Nordeste: Mata Atlântica (em pequenas áreas da região próxima ao litoral); Cerrado (oeste da Bahia e sul do Maranhão), Caatinga (no sertão nordestino, interior), Mata dos Cocais (em áreas do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará).

Clima da Região Nordeste: semiárido (interior); tropical (sul da Bahia e centro do Maranhão); litorâneo úmido (região litorânea) e equatorial úmido (oeste do Maranhão).

Relevo: É marcado pela existência de dois antigos e extensos planaltos – o planalto Nordestino e o Planalto da Borborema. Entre essas regiões, têm depressões, é onde fica o Sertão, uma região de clima semiárido.

Rios Principais: rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Jaguaribe, rio Capibaribe, rio Piranhas-Açu e rio Una.

Usinas Hidrelétricas: Sobradinho, Paulo Afonso, Três Marias e Xingó.

Agricultura (principais produtos agrícolas): cana-de-açúcar (principal produto), tabaco, algodão, caju, manga, uva, acerola e cacau. A cana-de-açúcar é cultivada, principalmente, na região litorânea, onde

Relacionados