Regionalização
O espaço geográfico mundial pode ser dividido e classificado de diferentes modos, em regiões ou grupo de países levando em conta as diferenças e semelhanças das diversas áreas conforme critério específico.
As formas e os critérios de representação mais utilizados para a divisão do mundo são:
Em continentes; de acordo com os aspectos físicos ou naturais; de acordo com indicadores sociais, como a taxa de mortalidade infantil; em países ricos e pobres; de acordo com o grau ou nível de industrialização dos países; associação econômicas e sociais; cultura dos povos (religião, hábitos e costumes).
No Mapa – Divisão dos Continentes (págs.32,33 e 36 do Atlas) o critério de regionalização são os continentes, que não representa adequadamente a atual regionalização do mundo, pois o conceito de continente refere-se a grandes extensões de terras emersas, cercada por oceanos e mares, enquanto que, tradicionalmente os continentes correspondem às seguintes divisões: América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártica.
Essa forma de regionalização não retrata aspectos socioeconômicos, como renda, industrialização, tecnologia, analfabetismo e aspectos como regime político e culturais (língua e religião).
O mapa devisão do mundo por continentes usa um critério geográfico para regionalizar o mundo.
1 – Regionalização do mundo – Atividades:
1 - O que deve ser levado em conta para a divisão e classificação do espaço geográfico mundial ?
2 – Quais os critérios mais utilizados para representar a divisão do mundo ?
3 – O mapa “A Divisão dos Continentes” representa adequadamente a atual regionalização dos continentes ?
4 – Por intermédio da leitura do mapa mundo – Divisão dos Continentes, podemos compreender melhor o mundo em que vivemos ?
5 – Qual o conceito de continente ?
6 – Tradicionalmente quais são os atuais continentes ?
7 - Essa forma de regionalização (continentes) não retrata aspectos socioeconômicos.