Regionalização do Brasil
Divisão Geoeconômica
O norte de Minas Gerais pertence a região NE
O oeste do Maranhão pertence a região Norte
O sul do Tocantins pertence a região centro-sul
O sul do Mato Grosso pertence a região centro-sul
Essa é uma visão superficial da organização do espaço geográfico brasileiro. Ela resume as principais características naturais e humanas de cada uma dessas regiões. Por serem vastas áreas, verdadeiros complexos regionais, o Nordeste, o Centro-Sul e a Amazônia registram profundas desigualdades naturais, sociais e econômicas. As regiões apresentam diferenças entre si e variedade interna de paisagens geográficas.
1-Amazônica- área destinada a expansão da fronteira agrícola
2- Centro-Sul- área mais dinâmica do país
3- Nordeste- área problemática, constantemente atingida pelas secas, causando grande fluxo de migração. Qual a diferença entre: Região Norte
Amazônia
Amazônia Brasileira
Amazônia Legal
A região norte faz parte da regionalização político-administrativa brasileira produzida pelo IBGE, na qual englobam os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Amapá, Roraima e Tocantins.
Amazônia- é a região caracterizada por florestas úmidas e densas, rios extensos e de grande porte, localizada na América do Sul. Não necessariamente dentro do território brasileiro, estendendo-se pelos países vizinhos da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
Amazônia Brasileira é a porção da Amazônia que se situa dentro dos limites do território brasileiro.
Amazônia legal- foi a área instituída para projetos econômicos e engloba, além dos estados da região norte, o estado do Mato Grosso e parte do Maranhão.
As fases da industrialização brasileira: Primeira fase (1844/1929):
Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro já haviam se industrializado, lá predominavam as indústrias de bens de consumo não-duráveis (têxtil, alimentícia, couro); mão de obra imigrante e capitais privados e nacionais.
Segunda fase (1930/1955):