regionalizando
Seguindo esse conceito foi definido que o Simples de Nacional é a forma de tributação das três empresas entrevistadas, pois o valor de seus impostos será cobrado conforme receita acumulada dos últimos 12 meses, conforme as alíquotas (Segue em anexo – B a tabela do SIMPLES NACIONAL 2013). E que essas empresas fizeram um planejamento tributário visando demonstra maior interesse em conhecer e dominar os assuntos relacionados à tributação das empresas. Pode-se Verificar que esse interesse vai muito além da curiosidade pelo assunto, mas surge da preocupação com a viabilidade do negócio. Muitos acreditam que a carga tributaria a que estão sujeitas as empresas em geral representam um fator impeditivo ao sucesso do negócio; que os tributos que deverão recolher após a constituição da empresa são excessivamente onerosos, comprometendo o lucro e fadando o negócio à falência. Isso não é verdade e esse mito deve ser eliminado.
A atividade tributante é essencial à existência, pois permite o custeio dos serviços públicos e investimentos em educação, saúde, infraestrutura, saneamento básico, segurança, previdência social, e outros bens indispensáveis. É plenamente possível através de uma pesquisa de planejamento recolher tributos regularmente e possuir um negócio lucrativo e próspero. Aliás, é necessário que o empreendedor esteja em dia com suas obrigações fiscais para manter seu empreendimento com tranquilidade e sem medo de receber em seu estabelecimento a fiscalização fazendária.
Em relação aos princípios contábeis, quando abordados sobre a sua rigorosidade no cumprimento da contabilização, os profissionais contábeis das empresas responderam que elas cumprem rigorosamente todos os princípios da