Regionaliza O Do Brasil Segundo A Divis O De Pedro Pinchas
461 palavras
2 páginas
Regionalização do Brasil segundo a divisão de Pedro PinchasPedro Pinchas é um geógrafo brasileiro que, em 1967 propôs uma divisão regional do país em três Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais. Sua proposta foi baseada no processo histórico de formação do território brasileiro, destacando os efeitos da industrialização, buscando refletir a realidade do país e compreender seus contrastes. De acordo com Pinchas, existem três regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. As fronteiras regionais não coincidem com as fronteiras estaduais. Desta forma, por exemplo, o norte de Minas Gerais se encontra na região Nordeste (atualmente). Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, já que associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.
Pelo modelo contemporâneo diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul.
A região geoeconômica Amazônia é a maior das três, tem aproximadamente 5 milhões de km2. Compreende todos os estados da região Norte, o oeste do Maranhão e praticamente todo o Mato Grosso. Em contrapartida a sua dimensão, possui o menor número de habitantes do país. Em vários pontos da região acontecem “vazios demográficos”.
A região Centro-Sul abrange sul e sudeste, com exceção do norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e o sul de Tocantins. Compreende aproximadamente 2,2 milhões de km2, é o principal destino de migrantes de diversos pontos do país e onde se encontra cerca de 70% de toda a população brasileira. Sua economia é diversificada, baseia-se na agricultura de exportação e na indústria.
A região geoeconômica Nordeste possui uma área de aproximadamente 1,5 milhões de km2 , é a segunda do