regioes geoconomicas do brasil
As regiões geoeconômicas do Brasil
Dados de identificação
Nome:Olga Ferreira da Silva e Rosangela
Matéria:Geografia Professora Maria
Data:14/05/2014
Escola: E.E.E.M Osvaldo Camargo
Turno:Noite
Turma:203 Introdução
A Divisão Geoeconômica do Brasil é uma divisão que não segue limites territoriais dos estados, mas sim as condições econômicas da população. Assim, o Brasil é dividido em três Regiões:
São elas: Amazônia, Nordeste e Centro-sul.
As regiões geoeconômicas ultrapassam os limites territoriais dos Estados e das regiões. Diante desses critérios, as regionalizações podem ser amplas ou especificas, assim é possível dividir o país em regiões geoeconômicas, utilizando o critério de análise da formação histórica e econômica, além de considerar as características naturais, como vegetação, clima, etc
Amazônia: É a maior das três.
Tem. Aproximadamente 5 milhões de km2, extensão que corresponde a quase 60% do território brasileiro Compreende todos os Estados da região Norte (com exceção do extremo sul de Tocantins), o oeste do Maranhão e praticamente todo o Grosso. Essa região geoeconômica abrange a área brasile ira da floresta Amazônica, na qual se encontra os estados do Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, além de grande parte do Mato Grosso, norte do Tocantins e oeste do Maranhão. Essa porção do Brasil possui uma baixa população relativa, nela já foram implantados grandes projetos agropecuários e de mineração.,. Na economia predominam o extrativismo animal, vegetal e mineral. Destacam-se também o polo petroquímico da Petrobras e a Zona Franca de Manaus, que fabrica a maior parte dos produtos eletrônicos brasileiros.