Regioes do Brasil Resumo
Regiões Nordeste:
Foi a primeira região do Brasil Colônia a ser ocupado e explorado pelo os portugueses. Que exploraram bem uma boa parte de engenhos de açúcar da Vila de Olinda, na Zona da Mata (em Pernambuco), fundada pelo Duarte Coelho em 1535.
A região Nordestina é uma região onde o clima é tropical úmido ,um clima perfeito para a produção agrícola e para os portugueses uma área boa para se explorar para “vender e lucrar” na época.
Os engenhos se expandiram rapidamente e acabaram dotando o sistema plantation. Havia grandes fazendas monocultoras de canaviais tudo voltadas para as exportações e no trabalho escravo onde esse produto era vendido para os portugueses, holandeses e ingleses e distribuído para toda a Europa. Esse engenho por serem extremamente lucrativo acabou se expandindo mais ainda por quase todo o litoral nordestino, multiplicava vilas e cidades que se proliferavam na Zona da Mata. Essas aglomerações urbanas eram importantes entrepostos comerciais. Suas lojas de roupas, armazéns de secos e molhados, barbearia, entre outros, deram a origem a uma pequena classe média urbana. Surgindo assim as chamadas “civilização do açúcar “,compostas dos senhores de engenho, os comerciantes e alguns trabalhadores livres. A herança dessas “civilizações” um rico acervo arquitetônico da Zona da Mata.
No inicio do séc. XVIII, a atividade mineradora da “civilização do açúcar” declinou enfraquecendo a economia nordestina, passando a concentrar muita pobreza ,falta de emprego ,diminuição da renda, o que comprometeu a qualidade de vida. Porém a concentração fundiária foi mantida graças ao coronelismo (são os coronéis, os grandes latifundiários, tinham um poder politico em inúmeros municípios brasileiros, sobretudo nordestinos), o clientelismo (é o que ocorre, por exemplo, quando determinado candidato a um cargo publico distribuis dinheiro ou bem que a pessoa deseja em troca de votos) e ao fisiologismo (troca de favores entre as massas empobrecidas