Regimes políticos
DEMOCRÁTICOS: ADMITEM A PARTICIPAÇÃO POPULAR
NÃO DEMOCRÁTICOS: NÃO ADMITEM PARTICIPAÇÃO DO POVO NAS QUESTÕES POLÍTICAS DO ESTADO.
AUTORITÁRIOS- o governo se excede no exercício da autoridade que lhe foi investida, é caracterizado pelo abuso de poder e se confunde com o despotismo. O Regime militar foi um exemplo de autoritarismo
TOTALITÁRIOS - no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, eles acabam ficam às margens do poder.
DITATORIAIS - é uma forma de governo em que o governante (presidente, rei, primeiro ministro) exerce seu poder sem respeitar a democracia, ou seja, governa de acordo com suas vontades ou com as do grupo político ao qual pertence. Para evitar oposição, as ditaduras costumam proibir ou controlar os partidos políticos. Outras táticas ditatoriais envolvem a prisão de opositores políticos, censura aos meios de comunicação, controle dos sindicatos, proibição de manifestações públicas de oposição e supressão dos direitos civis.
DEMOCRACIA
Regime político fundamentado na vontade popular, onde o povo pela maioria, manifesta a vontade geral e assim conduz a política estatal.
Origem: Atenas (Grécia Antiga) é considerada o berço da Democracia, pois os homens livres reuniam-se em praça pública para deliberar e decidir o futuro da cidade-estado. Alguns autores contestam que Atenas seja o berço da democracia, eis que os homens livres atenienses eram minoria em relação às demais classes sociais existentes.
MODALIDADES DE DEMOCRACIA
Modalidades:
Direta: Aquela onde o povo participa diretamente das questões políticas do estado sem a existência de intermediários.
Indireta: Ou representativa: aquela onde o povo elege representantes que, em nome daquele, exercem o poder