Regimento escolar
Professora: Edileuza Domingos Ferreira
Componentes: Carolina Barros, Marineth Soares e Nayane Nunes
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo abordar o Regimento Escolar do município de Vitória, Espírito Santo.
Pesquisamos através da ferramenta internet e pelo documento que nos foi disponibilizado pela professora Edileuza.
Devido às profundas transformações que vem ocorrendo na educação nos últimos tempos. Tivemos o privilégio de conhecer um pouco mais sobre as carências, necessidades, conceitos e habilidades. Entendemos sobre responsabilidade, em oportunizar melhor os espaços, bem como auxiliar os professores e o corpo docente de forma correta para o desenvolvimento de um trabalho com resultado.
DESENVOLVIMENTO
Preceitua o colegiado escolar de tal modo que a sua circunscrição e as suas minúcias ficam realçadas a partir das instâncias normativas e deliberativas, fazendo com que a participação de pais ou responsáveis pelos alunos, de alunos, de funcionários de apoio, de professores, de coordenadores pedagógicos e da comunidade, na dinamização da ação administrativa e pedagógica da escola, seja tonificada. O Regimento Escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera. Dividindo as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando assim, que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mãos, determinando o que cada um deve fazer e como deve fazer.
O Regimento deve surgir da reflexão que a escola tem sobre si mesma, porém, deve estar de acordo com a legislação e a ordem que é aplicada no país, estado e município. Ele é um o documento administrativo e normativo de uma