Regime Militar no Brasil
para se entender o regime militar primeiro deve-se saber como ele se iniciou e o que levou o país a entra em um período desses. Esse período da historia do brasil se iniciou em 1964, com o golpe de 64, e se estendeu até 1985; mais de 20 anos. golpe de 64 o governo de João Goulart possuía um caráter comunista e populista, o que levou grande preocupação aos grupos conservadores do país, que temiam um golpe de esquerda e implantação do comunismo no brasil. e fatos acumulavam-se para a tensão politica no país: no dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na central do brasil (rio de janeiro), onde defende as reformas de base. Neste plano, Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país. Seis dias depois houve a marcha da família com deus pela liberdade.
Na noite de 31 de março para 1 de abril de 1964 culminou-se o golpe de 64 que depôs Jango do poder, substituindo-o pelo comando militar do general Costa e Silva, do brigadeiro Francisco de Assis Correia de melo e do vice-almirante Augusto Hamann. Esses militares iniciaram o processo de cassação dos mandatos parlamentares, afastando da vida política as pessoas que não se adequassem ao novo sistema político. governos do período militar muitos militares subiram ao poder durante esse período, como:
Castello branco (1964-1967) castello branco, general militar, foi eleito pelo congresso nacional presidente da república em 15 de abril de 1964. em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porém ao começar seu governo, assume uma posição autoritária. estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos. em seu governo, foi instituído o bipartidarismo. só estava autorizado o funcionamento de dois partidos: movimento democrático brasileiro (mdb) e a aliança renovadora nacional (arena). enquanto o primeiro era de oposição, de certa forma controlada, o segundo representava os militares.