Regime militar de castelo branco e meici
336 palavras
2 páginas
Castelo brancoHumberto de Alencar Castelo Branco nasceu em Fortaleza no Ceará no dia 20 de Setembro.
Frequentou a Escola do Estado Maior, ainda como primeiro tenente, concluindo o curso emdezembro de 1931, em primeiro lugar, com menção honrosa.
Em 1938 Castelo Branco foi promovido a capitão, em 1943 promovido a tenente coronel, em 1958 a general, em 1962 a general do exército e finalmenteem 1964 a marechal da reserva, quando em 15 de abril assumiu a Presidência da República. No discurso de posse declarou que iria apurar as denúncias de violência e dar um basta à tortura. Quedevolveria o poder aos civis num prazo de pouco mais de um ano. Mas seu mandato foi prorrogado, em julho de 1964, por uma emenda constitucional, devendo estender-se até março de 1967.
Castelo Branco morreuem 18 de julho, quando o avião do Exército em que viajava, chocou-se no ar com um Jato da FAB (Força Aérea Brasileira).
Artur da Costa e Silva
Artur da Costa e Silva nasceu em Taquari, Rio Grandedo Sul, no dia 3 de outubro de 1899. Iniciou sua carreira militar no Colégio Militar de Porto Alegre. Em 1921 era aspirante e em 1922 já era segundo -tenente. Durante a Revolução de 1922, aliou-se aoMovimento dos Rebeldes do Forte de Copacabana, e acabou sendo preso no navio Alfenas, por ordem do presidente Epitácio Pessoa.
Costa e Silva assumiu o poder em 15 de março de 1967, foi o segundopresidente do regime militar que assumiu o poder depois do golpe de 31 de março de 1964.
No dia 13 de dezembro de 1968 o presidente baixou o Ato Institucional nº5. O AI-5 concedia poderes totais aopresidente, como fechar o Congresso Nacional, as Assembléias Legislativas e as Câmaras Municipais; suspender por dez anos os diretos políticos de qualquer pessoa; decretar estado de sítio sem qualquerimpedimento, entre outras determinações.
Junto com uma comissão de juristas, elaborou uma reforma política, que seria apresentada através de uma emenda constitucional, que incluía a extinção do