Regime De Capitaliza O
Para falarmos sobre regimes de capitalização é importante entendermos o significado de juros. Entende-se como juros, o rendimento que se obtém quando se empresta recursos financeiro por um determinado período de tempo.O valor dos juros são definidas taxas percentuais (taxas de juros) fixadas pelo credor. São calculadas de acordo com os fatores que interferem na economia,a inflação em vigor, o que foi acordado em contrato,o risco do empréstimo para o credor. Diante do contexto da economia, surge a necessidade
O regime de capitalização é o processo de formação dos juros e como são incorporados ao capital.Divide-se em capitalização simples e composta.
Justificativa
A divisão do regime de capitalização entre simples e composto, caracteriza-se pela necessidade dos empreendedores em compreender qual será o impacto financeiro na tomada de decisões estratégicas-financeiras. Existe uma necessidade de avaliações criteriosas dos riscos de investimentos das propostas de financiamentos disponíveis no mercado.
Desenvolvimento
2. regime de juros simples No regime de juros simples, os juros de cada período são calculados sempre sobre o mesmo principal (capital). Não existe a capitalização de juros nesse regime,pois os juros de determinado período não são incorporados ao principal para que essa soma sirva de base de cálculo de juros do período subseqüente. Portanto, o capital crescerá a uma taxa linear, e a taxa de juros terá um comportamento linear em relação ao tempo. A aplicação de juros simples é muito limitada, tem algum sentido apenas para espaços de tempo bastante curtos.
A cada período n, a taxa de juros incide sobre o capital inicial (C=Co) e o juro é incorporado ao capital, mas não para efeito de cálculo dos juros no próximo período de capitalização.
Exemplo: A empresa ‘ X’ aplicou uma quantia de R$ 10.000,00 no Banco Alfa com a taxa de juros de 5% am. O período de aplicação será de cinco meses. De acordo o valor aplicado e a taxa de juros, a