REGIME DE CAIXA
É o instrumento de apuração do resultado, é uma forma simplificada da contabilidade aplicada, aquelas empresas que são optantes pelos super simples, as micro empresas ou a entidades sem fins lucrativos. Por ela ser utilizada por pequenos empresários, eles utilizam o extrato bancário, onde aparece o saldo inicial e o saldo final, descriminando ali as entradas e saídas.
Analisa-se o fluxo de caixa no período, analisa-se as entradas e saídas de dinheiro com seus respectivos saldos diários.
Exemplos.:
- Venda a vista de itens comprados a prazo
- Venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores
- Recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando o prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas)
- Entrada de dinheiro originada em outras fontes que não seja a venda (venda de um bem imobilizado, empréstimos
Regime de competência
Regime de competência é a forma de registrar os eventos contábeis, considerando seus fatos geradores.São aqueles fatos que dizem respeito ao Patrimônio .Ele evidencia o resultado da empresa (lucro ou prejuízo), de forma adequada e completa.O fato gerador representa quando as receitas e despesas devem ser contabilizadas, baseando-se na transferência de bens , direitos e obrigações.
Exemplos de eventos.:
- Venda de mercadoria. O fator gerador é a entrega da mercadoria do meu cliente.
- Venda de serviço.: O fator gerador é o momento em que a empresa entrega seu serviço prestado.
- Rendimento financeiro.: O fato gerador é o momento em que o banco reconhece o rendimento da sua aplicação.