regiao e organizacao espacial
CENTRO DE FILOSOFIAS E CIENCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA TEORIA REGIONAL
PROFESSOR DR. EWERTON VIEIRA
ACADEMICOS: CAIO SOLIANI PRADA E JOAO GUERRA DUARTE
Introdução
Este trabalho tem por objetivo contextualizar as discussões acadêmicas acercas dos ressignificados do conceito de região e das reproduções presentes na organização espacial, sob a ótica dos autores Lobato Correa e Terezinha Marcon.
O conceito de região e suas ressignificações:
No livro ``região e organização espacial``, Roberto Lobato Correa discute a partir das correntes presentes na geografia, tais como o determinismo biológico, possibilismo, método regional, nova geografia e geografia critica, subdividindo alguns conceitos, tais como a relação entre natureza e homem, das áreas e das localidades. Alguns autores abarcados em sua obra são: Yves Lacoste, rui Moreira e Milton santos, além de outros. Correa busca nesses autores o entendimento do regional em geografia sendo esta uma ciência que busca o entendimento das relações humanas no sentido homem/homem, homem/natureza, como define o autor: `` a geografia tem suas raízes na busca do entendimento da diferenciação de lugares, regiões, países e continentes, resultados das relações entre os homens e entre a natureza``.
No artigo da Maria Terezinha Marcon, “a ressignificação do conceito de região”, ela cita que o conceito de região é relacionado com fatores naturais econômicos e/ou sociais que fazem parte da corrente dominante de pensamento introduzido na ciência em seu contexto histórico. Em seu artigo ela também faz uma trajetória sobre a evolução do conceito de região passando pelos autores clássicos, como V. La Blache, Sauer, Hartshorne, ate chegar aos autores contemporâneos, como por exemplo: Rogerio dos Santos ACCA e Tadeu Pereira Alencar Arraes.
Maria Terezinha Marcon formou-se em geografia na UFSC com especializacao em conservacao e utilização dos recursos naturais, além de especialista