REGIAO SUDESTE
O objetivo deste trabalho é discutir o tema região Sudeste do Brasil. No intuito de facilitar a compreensão, o presente trabalho compõe-se, além desta introdução, de vinte oito tópicos. Seguem os tópicos fundamentais para a compreensão da região Sudeste: localização, geografia, demografia, economia, cultura, saúde, educação, política, conclusão e anexos.
2. LOCALIZAÇÃO
A região Sudeste do Brasil é a segunda menor região do país, sendo maior apenas que a região Sul. A área real ocupa aproximadamente 924 620 Km², 1/10 da superfície do Brasil (anexo 1). É composta por quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo (anexo 2). Limita-se ao norte e nordeste com a Bahia; a leste e ao sul com o oceano Atlântico; a sudoeste com o Paraná, a oeste com Mato Grosso do Sul; a noroeste com Goiás e o Distrito Federal. Esta região é por excelência uma terra de transição entre as regiões Nordeste e Sul. É o centro do país. Nela estão localizados os municípios mais populosos, a maior densidade populacional, os maiores depósitos de minério de ferro, as maiores hidrelétricas, a maior rede ferroviária e os melhores portos. O Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro. Urbanizada (90,5% da população vivem em zonas urbanas), abriga as três metrópoles mais importante do país, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
3. GEOGRAFIA
3.1 RELEVO
O relevo no Sudeste apresenta cinco grandes divisões:
● Planícies e terras baixas costeiras: Ora aparece na forma de grandes baixadas, ora estreita-se e forma costas altas, onde a serra do mar entra em contato com o oceano Atlântico. São comuns ao longo da planície muitas praias e algumas restingas.
● Serras e planaltos do Leste e do Sudeste: Conhecidas como planalto Atlântico ou planalto Oriental, é a parte mais acidentada do planalto Brasileiro, caracterizando-se, na região Sudeste, pelo grande número de "serras" (escarpas de planalto) cristalinas (anexo 3). Aparece como verdadeira