REGIAO SUDESTE 1
A Região Sudeste do Brasil é composta pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de
Janeiro e Espírito Santo, e é a mais populosa do país, segundo a Fundação Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os quatro estados que a compõem somavam em
1995 mais de 65 milhões de habitantes. Desse total, aproximadamente a metade reside no estado de São Paulo. As maiores concentrações populacionais e urbanas do país encontramse nessa região, cujos núcleos são as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O grande contingente de negros e seus descendentes se deve aos ciclos da cana-de-açúcar, da mineração e do café, que foram sustentados graças à mão-de-obra de escravos trazidos da África.
Aspectos físicos
1. Clima
O clima do sudeste é variado. Somente nessa região, podem ser notados os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.
O clima tropical está presente nas baixadas litorâneas do Rio de Janeiro, norte de Minas
Gerais, oeste paulista e no litoral do Espírito Santo. É caracterizado por ter altas temperaturas, chuva no verão e seca no inverno. O estado de Minas Gerais ainda tem o clima semiárido
(clima mais quente e seco, o que leva a uma seca que varia em tempo próximo de cinco meses todos os anos).
O clima tropical de altitude tem temperaturas mais frescas, mas está presente apenas em regiões mais altas do relevo.
Já o subtropical, presente no sul do estado de São Paulo, é marcado por ter uma boa distribuição de chuvas e por grande amplitudes térmicas (grande variação de temperatura).
1. Relevo
Os territórios da região Sudeste estão localizados nas seguintes unidades de relevo: planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste, planícies e tabuleiros litorâneos, depressão sertaneja e do São Francisco, planaltos e serras de Goiás-Minas, planaltos e chapadas da bacia do Paraná e depressão periférica da borda leste da bacia do Paraná. As maiores elevações encontram-se nas serras do Mar e da Mantiqueira, que