regiao metropolitana de feira de santana
Tema: Transporte Público
Antonio Rosevaldo Ferreira da Silva, (membro individual).
Economista, com mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano, Especialista em Regulação da AGERBA, professor de Ciências Econômicas da UEFS-Universidade Estadual de Feira de Santana e da FAT-Faculdade Anísio Teixeira. e-mail: rosevaldo@agerba.ba.gov.br; telefax: 75-3221.0886
Resenha
O presente trabalho versa sobre a região metropolitana de Feira Santana e faz um diagnóstico do setor de transporte intermunicipal de passageiros, apontando dados do setor, a exemplo de , frota regular de ônibus, população, clandestinos e automóveis particulares.
Palavras-chaves: ônibus, transporte, mobilidade, população.
Criada pela lei complementar estadual nº. 35 de seis de julho de 2011, a região metropolitana de Feira de Santana tem a proposta de englobar 15 municípios, sendo que a princípio apenas seis cidades comporão a mesma: Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos e Tanquinho, sendo que os demais serão incorporados durante a segunda fase do projeto. Aí estarão inclusos Anguera, Antonio Cardoso, Candeal, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara, Santanopolis e Serra Preta.
O objetivo do trabalho é apresentar a região do ponto de vista dos transportes de passageiros e os modais atuais e projetados para a mencionada região. Para tanto se pretende responder se é existe viabilidade econômica financeira para potenciais investidores da atividade econômica.
O trabalho é relevante, pois servirá de consulta aos empresários do setor e membros e instituições públicas reguladoras do setor. Também pretende ser referencia na consulta de futuros trabalhos sobre o tema.
Para atingir os objetivos a metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e exploratória onde documentos foram pesquisados e também feitas