Regiao Agrária Entre Douro e minho
Geografia A
11º ano 30 de setembro de 2014
Regiões Agrárias
Região Agrária Entre Douro e Minho
Características físicas
Relevo
Entre os rios Douro e Minho, o relevo é mais acidentado com predominância de vales profundos que se estendem numa cadeia montanhosa, que se ramifica até a linha da costa.
Clima
O clima da região do Entre Douro e Minho apresenta características atlânticas, mediterrânicas e continentais.
Os Verões são frescos e pouco secos no litoral e mais quentes e secos no interior (temperaturas médias mensais entre os 18ºC e os 22ºC).
Os Invernos suaves (temperaturas médias mensais entre os 8ºC e os 12ªC).
A precipitação em média ronda os 1200 a 1500 mm, principalmente nos meses de Outono e Inverno, podendo variar entre os 900 mm (nos anos mais secos) e ser superior 3000 mm (nos anos mais húmidos e na zona do Gerês).
Solos
Os solos são resultantes da rocha granítica, que apresentam uma fertilidade média.
A ocupação do solo é Intensiva.
Características humanas A passagem dos romanos deixou as suas marcas quer nas espécies cultivadas (vinha, oliveira, árvores de fruto) quer nos instrumentos utilizados (arado de madeira). Os árabes também deixaram a sua marca na utilização de “noras” para extração de água. Outra característica humana está presente nas fortes densidades populacionais, aliadas a uma produção de autoconsumo, promovendo uma maior fragmentação das parcelas.
Estrutura agrária
Povoamento O tipo de povoamento é disperso, ou seja, caracteriza-se por ter casas dispersas e desordenadas pelos campos.
Morfologia agrária As parcelas são pequenas (minifúndios) e irregulares, fechadas normalmente por vinhas (campo fechado).
Sistemas de culturas É praticada uma Policultura (cultivo de várias espécies) de caráter intensivo (ocupação do solo de uma forma integral e contínua, não havendo pousio) com rega abundante.
Principais espécies