Regencia verbal
Nome: Renata de Araujo loterio Nº: 34
Serie: 2º ano ''A''
Professor: Alaripe duraes Regencia verbal
Implicar: No sentido de trazer como conseqüência, acarretar, o verbo "Implicar" é Transitivo Direto.Nos sentidos de envolver, enredar, comprometer, o verbo "Implicar" é construído com dois complementos (direto e indireto).Nos sentidos de promover rixas, mostrar má disposição para com alguém, o verbo "Implicar" é Transitivo Indireto.
Pedir: O verbo "pedir" é o que a gramática tradicional chama de transitivo direto e indireto, ou seja, é um verbo que requer dois complementos. O objeto direto, ligado ao verbo sem preposição, é representado por aquilo que se pede; já o indireto indica o destinatário da ação e deve ser introduzido pela preposição "a". Assim
Preferir: O verbo "Preferir" é um verbo Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto, sempre exigindo a preposição a (preferir alguma coisa a outra)Obs.: Não se deve usar o verbo "Preferir" com a locução conjuntiva do que nem com o advérbio mais.
Responder: Transitivo direto quando o complemento é a resposta: "Ele respondeu que não é contra a CPMF".Transitivo indireto com a preposição "a" quando significa dar resposta a alguém ou a alguma coisa
Simpatizar: Nos sentidos de ter "Simpatia", sentir afeição ou tendência, o verbo simpatizar é Transitivo Indireto, juntamente com a preposição com.Obs.: "Simpatizar" e "Antipatizar" não são verbos pronominais. Não se deve, portanto, dizer: “eu me simpatizo com ele”, e sim “simpatizo com ele”.
Custar: O sentido mais usual de "Custar" é ter o valor.Nos sentidos de ser custoso, difícil, o verbo "Custar" deve ser empregado na 3ª pessoa do singular, tendo como sujeito a coisa que é difícil (uma oração reduzida de infinitivo), a qual pode vir precedida da preposição a.Nos sentidos de acarretar trabalhos, causar incômodos, sofrimentos, prejuízos, o verbo custar é Transitivo Direto e Indireto.