refugiados
Quando começou o aumento de refugiados no mundo?
Em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, pessoas encontram-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo. Ou devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outro país. Desde 1914 já havia casos de refugiados, os belgas por exemplo em Paris deslocados por causa da primeira guerra mundial.
No Brasil, quais estados tem recebidos mais refugiados?
Atualmente há mais de 4 mil refugiados no Brasil, a maioria originária da África e países da America do Sul, também Europa Oriental e Oriente Médio, São Paulo foi o Estado com maior número de solicitações, somando 23%, após vieram Paraná, com 20,7%, Distrito Federal, com 14% e Rio Grande do Sul, com 9,3%.
• Qual a diferencia de imigração e refúgio?
Ambos são tipos de residência que um país concede a um estrangeiro, sujeitos a normas algo diferentes em cada um dos casos.
Refúgio é uma figura jurídica (também chamada, em alguns casos, de asilo) aplicada a um estrangeiro ou grupo de estrangeiros que corre risco de vida, integridade, liberdade ou discriminação quanto a direitos humanos, em seu país de origem ou residência. Eles pedem a outro país uma permissão para viver nele (chamada refúgio ou asilo) onde, de acordo com a lei internacional, devem ser protegidos pelo tempo que dure o risco. Geralmente, esse pedido de permissão se faz sob o Alto Comissionado da ONU (UNHCR, ACNUR), que negocia com o país hospedeiro, e protege o refugiado em caso sua situação seja vulnerada.
Imigração, espontânea ou dirigida, é a figura que consiste em acolher estrangeiros para que morem no país de maneira definitiva ou, pelo menos, indefinida. Eles não são usualmente perseguidos; são pessoas que procuram uma nova