Refugiados ambientais
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JARDIM
Iasmim Jayne Patrocínio
A influência do clima na sociedade
JARDIM
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JARDIM
Iasmim Jayne Patrocínio
A influência do clima na sociedade
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura Plena em Geografia para obtenção de nota na disciplina Geografia Ambiental sob orientação da Profª. Drª Eva Faustino, Unidade Universitária de Jardim/MS.
JARDIM
2014
Refugiados ambientais
Sobre este assunto é importante que analisemos os outros tipos de refugiados. Quem seriam eles? Ora, refugiados de países em guerra, refugiados de perseguição pela crença ou até mesmo pela sua própria cor. Estes são os fugitivos que estão no mundo inteiro, lutando para escaparem de seus perseguidores. Eis aí então a diferença que a BUENO traz, onde diz que os refugiados são aqueles que são perseguidos que no caso dos refugiados ambientais isso não ocorre, eles seriam apenas deslocados. Porém é de se deixar claro que esses indivíduos foram reféns da natureza, então continuam sendo considerados refugiados.
Um grande problema que há em toda essa questão é que não há planejamento e nem preparação para estes tipos de ataques da natureza (deslizamentos de terras, alagamento, terremotos, vulcões, tsunamis, furacões). Mas onde está a raiz do problema? Está na natureza física e no processo antrópico. Por exemplo, terremotos são os tremores que ocorrem entre as placas tectônicas onde a natureza é quem realiza. Já nas enchentes, o problema seria mesmo a chuva? Ou a falta de planejamento de uma cidade para que haja locais propícios para que a água escoe? A urbanização “concretizada” do século XXI colabora com o acontecimento de vários desastres.
Então, os cidadãos que refugiados de seu local de origem estão, se instalarão em