Refugiados ambientais
Índice 1.Introdução 2.História 3.Origem do conceito de “refugiados ambientais”
4. Refugiados Ambientais 4.1. O que são? 4.2. Permanentes ou Temporários 4.3. Causas humanas ou naturais 5. Direito Internacional dos Refugiados 5.1. O “status” de refugiado ambiental 6. Cruz Vermelha Internacional 7. ACNUR 8. Perspectiva mundial do problema dos refugiados ambientais 8.1.Desafios 9. Conclusão Bibliografia Anexo
1
1.Introdução
O início do século XXI tem sido marcado pela crescente discussão a respeito das mudanças climáticas, suas origens e suas implicações sobre o ambiente e sobre a humanidade. O efeito de estufa, o aquecimento global, o constante aumento da poluição atmosférica e a maneira com que o meio ambiente tem-se defendido das acções antropogênicas têm despertado na sociedade internacional a necessidade de se regulamentar uma nova condição de vida das pessoas que têm sido vítimas das mudanças climáticas: os chamados refugiados ambientais.
A degradação ambiental tem sido a causa do deslocamento de um grande número de pessoas no redor do mundo uma vez que perdem suas casas, vida e família, por força da natureza. O mais preocupante é que as mudanças ambientais tende a se potencializar e desta forma contribuem para que se acentue a vulnerabilidade social dos grupos sociais em piores condições económicas, assim como também provocando situações que implicam a necessidade de recolocação de grupos populacionais que mais tarde terá reflexos na redistribuição espacial da população.
Tais mudanças, nas últimas décadas, têm gerado a nível mundial a preocupação em se solucionar os problemas existentes e evitar problemas futuros decorrentes da alteração do clima, buscando-se desenvolver mecanismos de protecção ao meio ambiente, salvaguardando os Direitos Humanos.
2
2.História
Ao longo da