Refrigeração em data cnters

1018 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
INSTALAÇÕES DE AMBIENTE COMPUTACIONAL
PROF FLÁVIO JOAQUIM

SISTEMAS DE FERIGERAÇÃO
EM DATA CENTERS

Maria Antonietta V. Dias de Britto

INTRODUÇÃO
No data center cada Watt consumido se transforma em calor. Se os equipamentos de um datacenter (tirando o consumo do ar-condicionado) está consumindo 4.000Wh de energia, ele está gerando aproximadamente
4.000W/h de calor, que precisa ser removido. Um sistema de refrigeração
(depende da sua eficiência) consome de 3 a 5 vezes mais energia do que consegue remover do ambiente, assim, 4.000W/h de calor vai demandar ao redor de 15.000Wh de ar condicionado (considerando um ciclo de 50% ligado, 50% desligado).
Um estudo da Intel que mostra que o aumento da temperatura acompanha o avanço da tecnologia. “Os equipamentos duram mais quando estão refrigerados". Isso era uma verdade antigamente, hoje eles já são projetados para trabalhar em ambientes com temperaturas mais altas.

OTIMIZAÇÃO:
- retirar do datacenter toda fonte desnecessária de calor

Lampadas desnecessarias ventiladores Equipqmentos de operadoras fora do datacenter

o ar frio desce pelas laterais (paredes), ar-quente sobe pelo centro.
Direcione o ar-condicionado para as bordas da sala de datacenter e deixe o centro o mais livre possível. use equipamentos e racks que façam ventilação frente-trás (front-toback) aonde o ar-frio entra pela frente e saia por trás. Assim você consegue colocar os racks um do lado do outro. Além disso irá criar corredores com ar frio (frente dos racks) e corredores de ar quente, sem que os fluxos de ar se misturem. eliminar porta frontal e traseira. Faça o controle de acesso na porta do datacenter. Se não for possível, utilize portas vazadas, que protejam os equipamentos sem barrar o fluxo de ar.
Atenção na isolação térmica (espuma) que protege os canos do arcondicionado (caso seu sistema seja split), principalmente os canos de liquido frio. Com o tempo essa

Relacionados