refrigeração de uva
Faculdade de Engenharia Agrícola
Dimensionamento de sistema de resfriamento para uvas de mesa tipo exportação
Projeto, referente à avaliação obrigatória da disciplina FA779 – Tecnologias de Resfriamento para Produtos Hortícolas, ministrada pela profa. Dra. Barbara Teruel.
Vítor Vazquez Miguel 086057
Vitor Nadal de Oliveira 093238
Karina Braga Marsola 095807
Campinas, Junho de 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3. PLANEJAMENTO DO PROJETO
4. CÁLCULO DE CARGA TÉRMICA
5. DIMENSIONAMENTO DAS TUBULAÇÕES
1. Justificativa e Finalidades
Desde o começo do século os vinhedos começaram a ser instalados no país, por imigrantes europeus alemães e italianos. Muitas cidades e 230 vilas foram criadas, muitas parreiras plantadas, modificando, definitivamente, as paisagens do Brasil. Devido a um programa de irrigação instalado na região de Divinópolis, a uva foi uma das culturas implantadas na região. A variedade cultivada é a Itália (Vitis vinifera L. cv Itália).
As safras colhidas em julho e dezembro são vendidas para o governo, pelo programa Compra Direta, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, sendo recolhidas imediatamente após a colheita. Entretanto, dada a potencialidade da variedade de ser armazenada por três meses (CASTRO, PARK e HONÓRIO, 1999), projetou-se um sistema de resfriamento para conservação do produto durante o período, visando sua comercialização no período de entressafra. Quando mesmo com viabilidade técnica, sua produção é mais cara.
Uma proposta de sistema de resfriamento rápido e câmara de armazenamento foram dimensionadas com a finalidade de suprir as necessidades da região a ser implantado. Os objetivos do projeto podem ser então resumidos nos itens a seguir:
Cálculo da carga térmica;
Seleção dos equipamentos do sistema;
Dimensionamento das