Refrigeracao
Carga térmica de Insolação Carga térmica é a quantidade de calor, sensível e latente, que deve ser retirada (para resfriamento do ambiente) ou adicionada (no caso de aquecimento do ambiente), afim de proporcionar as condições de conforto desejadas e adotadas pelas normas. O conhecimento da carga térmica é básico para:
- dimensionar instalações;
- selecionar equipamentos;
- avaliação de equipamentos existentes, ou a serem adquiridos;
- avaliações necessárias para melhoras das condições já existentes.
Carga térmica de insolação Levando em consideração o Brasil, temos que a insolação ocorre da seguinte maneira:
- face norte todo dia;
- face leste pela manhã;
- face oeste pela tarde;
- face sul; nenhum sol direto. A energia solar, quase sempre, é a responsável pela maior parcela nos cálculos do ar condicionado. Em geral, para redução da insolação através de convecção e radiação utilizam-se proteções tais como:
- janelas especiais ou elementos colocados junto a janela;
- vidros duplos para redução da insolação;
- vidros especiais em cor;
- pintura da parte externa do vidro em branco ou vidros espelhados;
- cores claras nas superfícies externas;
- cortinas e venezianas;
- camadas de isolamentos nas paredes. Para estimativa de projeto da carga térmica de insolação, é importante frisar o horário da utilização da área, para cálculo da máxima incidência de sol. Embora se conheça com certa precisão a quantidade de calor por radiação e convecção oriundos do sol, a parcela que penetra nos recintos não é bem conhecida, porém todas as tabelas existentes dão uma estimativa para os cálculos satisfatórias na prática do ar condicionado.