REFRAÇÃO
Eraldo Martins Torres – Curso Superior Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações
Refração
Devido ao desvio que ocorre em uma onda de radio no período que passa por diferentes densidades. Como em um exemplo, de uma luz refletida em um espelho d’agua fazendo ocorrer uma mudança atmosférico prejudicial ao link pois conformes a amplitude pode fazer com aja mudanças na atmosferas, podendo assim ser alterado ou desviar o sinal.
Não podemos definir que a razão entre a velocidade e a onda eletromagnética se propaga em um vácuo de velocidade em propagação deum meio finito (ou material). Em um índice de refração da atmosfera e assim também pode ser definida como parâmetro de refratividade.
Um dos fatores e nomeado como “seco” fica próximo e constante na ordem de 235 numa atmosfera padrão, já outro fator denominado “úmido”, sendo o principal responsável pelas variações pela refratividade. Com tudo, as certas condições, podem trazer ocorrências que muda o comportamento da temperatura úmida, trazendo resultados fora do normal a refratividade, durante período da propagação, ao criar dutos e ate mesmo alguns efeitos como multipercursos atmosféricos, e também à associação de múltiplos sinais defasados ao receptor.
2 Raio Equivalente da Terra
Por consequência da refração as ondas de rádio não são capazes de se propagam em linha reta. Pois o caminho que a onda percorre a cada ponto ao longo da sua trajetória. Considerando um valor médio em relação a refratividade ao longo do trajeto, pois pelo caminho curvado pelo ângulo da terra. Um raio pode se propagando em um arco, sendo inversamente proporcional ao valor médio do índice de refração do caminho percorrido.
Podemos fazer uma aproximação de 1,5 1/r = dn/dh (15), e a superfície da terra pode ser aproximada num arco cuja o raio médio pode chegar a 6,371 Km. Assim podendo ser liberado um feixe de ondas emitido pelo rádio, se propagando por uma superfície da terra por uma distancia relativa