refração da luz
A refração é um fenômeno óptico que ocorre quando a luz muda de meio de propagação. A luz sofre, além da reflexão, o fenômeno da refração; que é um acontecimento óptico que ocorre com a luz quando ela muda de meio de propagação.
Com uma lanterna, por exemplo, é possível iluminar um bloco de vidro transparente, ao fazer isso fica visível que parte da luz é refletida e a outra parte penetra no bloco, mas com direção diferente em relação à direção do feixe incidente, ou seja, o feixe de luz tem a direção de propagação alterada ao passar do ar para o vidro. A esse fenômeno chamamos refração da luz. De forma mais clara podemos dizer:
A refração é um fenômeno óptico que ocorre com a luz quando ela muda de meio de propagação como, por exemplo, ar e água. É importante ficar bem claro que esse acontecimento só ocorre quando o feixe de luz se propaga com velocidade diferente nos dois meios.
No século XVII o matemático e astrônomo holandês Snell descobriu uma lei que possibilita calcular o ângulo de refração como também o índice de refração do meio. Em sua homenagem essa lei ficou conhecida com Lei de Snell, e ela pode ser escrita da seguinte forma: n1senθ1 = n2senθ2
Onde θ1 θ2 são, respectivamente, os ângulos de incidência e de refração, e n1 e n2 são chamados de índice de refração dos meios 1 e 2, e podem ser calculados através do quociente entre a velocidade da luz no vácuo, cujo valor é igual a c = 3 x 108 m/s, e a velocidade do meio. Matematicamente podemos escrever:
O índice de refração é uma grandeza adimensional, pois é o quociente entre duas grandezas da mesma espécie. Para o ar considera-se n igual a um (n = 1).