REFRA ES DA QUEST O SOCIAL NO PASSADO EXTRAPOLANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE

1065 palavras 5 páginas
Sumário

1- Indrodução..................................................................................................04
2- Desenvolvimento........................................................................................05
3-Considerações Finais..................................................................................07
4- Referências Bibliográficas.........................................................................08

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objeitvo de pontuar os impactos trazidos pelas expressões da questão sociail perante as tranformações societárias, especialmente na atualidade.
O principal conceito de questão social é um conjuntos das expressões das desigualdade da sociedade. O processo de urbanização e industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária, e aumento da vulnerabilidade social, surgindo assim a implementação de políticas sociais. (MARTINELLI,2007)
A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando geralmente quando o estado passa a retirar do campo social com cortes, privatizações,dentre outros.
Apresentamos assim um breve e rápido processo histórico da questão social,onde por fim tratamos a importância do assistente social nesse contexto, pois é este profissional que tem na questão social a base de sua fundação enquanto especialização do trabalho, ou seja, tem nela o elemento central de relação profissional e realidade, visando assim a ampliação e consolidação da cidadania na garantia dos direitos.

4

2- DESENVOLVIMENTO

O Serviço Social se origina como parte de um movimento social mais abrangente, possuindo vínculo com a Igreja Católica, nos anos de 1930. Essa por sua vez procurou organizar e qualificar “agente” intelectuais para uma ação missionária na sociedade. Possuindo valores antagônicos ao liberalismo e ao

Relacionados