Reforço
WEB AULA 1
Unidade 1 – O Processo de Comunicação1
Pagina 2
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
"A primeira função da linguagem não é ser representação do pensamento ou instrumento de comunicação, mas expressão da vida real."
Pagina 4
Bom, para nos comunicarmos podemos usar várias formas, tais como: sons, cores, formas, gestos, palavras, etc. Então, se essas formas de nos comunicarmos possui uma organização eficiente, devidamente sistematizada, temos uma LINGUAGUEM.
CONCLUSÃO: Entendemos por LINGUAGEM o meio de comunicação e de interação entre as pessoas.
Pagina 5
Como você está vendo, alguns desses elementos podem ser facilmente entendidos; enquanto outros é interessante que vejamos, ao menos brevemente, suas definições:
1. Emissor: é aquele que envia a mensagem.
2. Receptor: é aquele a quem a mensagem se destina
ATENÇÃO: Observe que num diálogo o emissor e o receptor alternam constantemente os papéis.
3. Mensagem: trata-se da informação transmitida.
4. Código: é o sistema organizado de sinais utilizado pelo emissor e de conhecimento do receptor.
5. Canal: permite que a mensagem parta do emissor e chegue ao receptor. Pode ser dividido em canal físico e canal psicológico.
5.1 Canal físico - em uma situação de diálogo, a presença do ar que transmite as ondas sonoras da boca do emissor até as orelhas do receptor.
5.2 Canal psicológico: trata-se da atenção que o receptor deve manter para que consiga receber a mensagem.
6. Referente: é o assunto a que a mensagem se refere.
Algumas considerações:
No tocante ao emissor - naturalmente que ao proceder uma enunciação, o emissor fará toda uma adaptação do seu enunciado considerando o seu destinatário, desde sua faixa etária, o grau de intimidade, de forma a proceder uma adequação no discurso, de acordo com o público-alvo.
Quanto ao código - observe que, se o receptor desconhecê-lo, como poderá haver interação? A interação se manifesta, justamente, através da