reforço positivo
Já o reforço negativo é aquele que aumenta a probabilidade de emissão de um comportamento quando ocorre sua Supressão, por exemplo, um rato recebe choques elétricos em um experimento de laboratório e quando pressiona a barra os choques cessam, nesse caso os choques servem de reforçadores negativos, pois aumento o comportamento de pressão à barra com finalidade de suprimi-los.
Outro exemplo de reforço negativo ocorre no caso em que o vizinho do andar de cima coloca música muito alta. O vizinho de baixo pega uma vassoura e bate com o cabo no teto, para reclamar, e aquele diminui o som, caso em que a música alta é o reforçador negativo para o comportamento de bater no teto: AUMENTA um comportamento que visa à SUPRESSÃO do reforço negativo.
Vale lembrar que tanto o reforço positivo como o negativo aumentam um comportamento. A diferença entre eles é que o positivo serve para aumentar um comportamento que tem por finalidade a apresentação do reforço, enquanto o negativo, um comportamento para suprimi-lo.
Pus com minhas palavras o que está na apostila de PGE (Psicologia Geral e Experimental), segue abaixo a transcrição literal:
"REFORÇO: ‘recompensa’, estímulo com capacidade de reforçar, que aumenta a probabilidade de que o organismo responda outra vez da mesma forma.
- Um organismo sedento pode ser reforçado com água.
- Um treinador reforça um animal dando-lhe comida quando desempenha corretamente sua ordem.
Importante:
O comportamento operante subordina-se às consequências de respostas