Reforma
1- Na idade média misturavam-se adultos e crianças de diversas idades na mesma classe, sem a devida organização na qual se separa por idades ou grau de aprendizagem.
2- O movimento reformista trouxe na educação o direito das pessoas, que tivessem condições e direitos a leitura e interpretação de textos no qual a igreja não divulgava, nesse movimento trouxeram a implantação da escola primaria, Lutero principal personagem desse movimento defendia os direito da educação universal e publica, defendia e criticava o recurso dos castigos propano atividades diferenciadas. Já a contra reforma resposta da igreja contra esse movimento trouxe condigo os colégios jesuítas combatendo a expansão do movimento protestante estão ordem estava diretamente ligada ao papa, esta ordem era rígido em sua disciplina militar além de ter como objetivo inicial a propagação missionaria da fé, padres jesuítas iam pelo mundo tentando assolar as heresias contra a igreja, descobrindo também que era mais seguro a conquistas de almas jovens, eram extremamente rigorosos em relação suas regras e disciplina, no qual a língua latim devia ser aprendida e textos que apresentarem qualquer tipo de perigo para a fé era excluído dos ensinos.
3- E impressionante o interesse pela a educação no renascimento, sobretudo se comparado com manifestado na idade media principalmente.
Pela proliferação de colégios manuais para alunos e professores.
Educar tornava - se questão de moda e uma exigência, conforme a nova concepção de ser humano.
Ate na formação de professores a rigidez era muito presente.
4- Éramos defendia o respeito e o amadurecimento da criança e por isso criticava a educação vigente excessivamente severa. Recomendava o cuidado com a graduação do ensino e o abandono das praticas de castigos corporais. Para Michel a educação tem por finalidade preparar um espirito ágil e critico valores importantes para a formação do