Reforma e Contra reforma
ALUNOS: Elias Francisco Brasileiro Flávia Jaqueline Silva de Macedo Maria Joseane da Silva
1º Período de história.
QUESTIONAMENTOS
1. Como você enxerga a passagem da Idade Média para a Idade moderna?
Transição extremamente conturbada, por diversos interesses de grupos. Foram constituídos dois grupos: católicos e protestantes. O primeiro submetido a autoridade papal e o segundo submetidos a varias autoridades, dependendo de sua orientação. Mas esse movimento não foi tão simples: houve várias guerras religiosas – os católicos mantendo manter a hegemonia e os protestantes pretendendo aumentar a sua influencia – e milhares de pessoas morreram.
2. Em que consistiu a Reforma protestante?
Alguns lideres religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal e a não mais obedecer ao Papa, separando-se da Igreja de Roma. Assim criou o calvinismo na Suíça, Lutero fundou o luteranismo na Alemanha e Henrique VIII iniciou o movimento anglicano na Inglaterra.
3. Quais as implicações da Reforma Protestante?
Embora predominantemente religiosa, a Reforma protestante teve implicações econômicas, políticas e sociais como: Expansão marítima e comercial fortalecendo a burguesia européia, interessada na reforma religiosa que lhe desse mais liberdade de ação. A queda do feudalismo e o inconformismo do poder dos Estados centralizados, ou seja, o poder real entrou em conflito com a Igreja e o Renascimento cultural que desenvolveu uma cultura centralizada no homem, e não mais em Deus, e favoreceu o surgimento do espírito critico e do individualismo, aspectos ligados as idéias protestantes.
4. Diante desta reforma, qual a atitude da Igreja católica?
Os católicos também viram a necessidade de reformar a Igreja. Desse modo, a Reforma protestante acelerou o movimento de reforma da própria Igreja Católica, que ficou conhecido como Contra reforma; esta procurou evitar que os católicos se